-
Arquitetos: Twobo Arquitectura
- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Twobo Arquitectura
-
Fabricantes: Cerámicas Ferrés, Grifería Tres, JUNG, Marset, Santa & Cole, cerámica elías
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um antigo assentamento de pescadores no noroeste da ilha de Mallorca, próximo à Serra de la Tramontana. Um lugar onde convergem quatro enseadas de águas claras, dominadas pelo perfil rochoso da "Cavall Bernat". Figura inconfundível que há um século já atraía pintores a se instalarem aqui, seguidos por turistas estrangeiros com seus hotéis e apartamentos.
A casa está situada no antigo jardim da torre de um daqueles pintores do início do século. O jardim em declive acentuado foi originalmente configurado com paredes de pedra seca que abrangiam o grande desnível do terreno.
O projeto é antes de tudo uma escolha de olhar. Para olhar com calma, às vezes é preciso parar de ver. Fechar-se aos vizinhos mais próximos, mas também ao caos construído mais longe. Por este motivo, a casa é construída nas margens do terreno para deixar um centro vazio e fragmenta-se em vários volumes que se fecham e se abrem de acordo com cada circunstância, como se para enquadrar uma vista específica do mar, ou da velha casa, do pintor e do seu jardim que se confunde com o do projeto, alargando os seus muros de pedra. Olhe para o sul, o sol e a história do lugar.
A casa, para além da construção, é o vazio entre os seus volumes, o espaço se abre para criar um ponto de encontro, que se prolonga por escadas, alpendres e terraços, como a memória de uma praça.
Em última análise, qualquer casa é uma soma de memórias.
Lembro-me da forma tradicional de construir, com muros e pavimentos em cal, como o claustro de Pollença. Memórias do arquiteto Jorn Utzon, que soube ver a ilha melhor do que ninguém. A memória da cor de um azulejo visto em criança….
Anos se passaram desde que terminamos o trabalho. Nesse período a família se expandiu, a vegetação mais uma vez ocupa grande parte do local. O sal e o vento norte envelheceram as faces norte da pedra, enquanto o sol deixou a face sul tão luminosa quanto no primeiro dia.